11/08/2008

“Vida após a morte”

“Vida após a morte”

Há uma constante dúvida acerca da vida após a morte.
O que será de nós quando findar a nossa existência?
Todos sabemos que viemos do pó e ao pó retornaremos...
Mas existe o espírito, a alma.?
Que fim levará esta alma?
Teremos nós alguma chance de voltar?
Iremos para junto de Deus?
Ficaremos no Purgatório até que nossa alma possa ser liberta dos pecados terrenos? Ficaremos presos em nossos túmulos até a volta de Jesus, no dia do julgamento final?

Na igreja que freqüentei na juventude, a Congregação Cristã”, dizem que todo aquele que for bom e aceitar Jesus como seu salvador e renascer com o batismo do Espírito Santo através das águas, subirá aos céus com ele no dia no juízo final...No dia em que Jesus voltar a Terra para buscar os “seus”....Tanto os vivos como os mortos ( aqueles que forem dignos) subirão com Jesus neste dia.
Mas onde estarão os mortos até que este dia chegue?
Dizem também que aquele que conheceu a verdade e renasceu, e depois abandonou a doutrina e caiu no pecado...para este não haverá salvação...

Eu acredito que existam pessoas boas e pessoas más...acredito também que os maus serão punidos...Mas e as pessoas que, mesmo tendo bom coração, mesmo tendo renascido e conhecido a palavra, pecaram??

O que será que acontecerá com aqueles que abandonaram a Doutrina Cristã e pecaram...mas que continuam sendo boas pessoas, humildes, de bom coração...mas ainda assim pecadores...?
O que será daqueles que não servem a Deus como manda a bíblia, não vão aos cultos adorá-lo e honrá-lo com cânticos, mas ainda assim, crêem e tem fé ?

Noutra igreja, a “Testemunhas de Jeová”, dizem que aquele que não for bom terá a alma destruída no dia de sua morte...Acreditam que não existe o inferno...
E que aquele que morrer, tendo sido uma boa pessoa em vida, irá para junto de Deus.
E também que haverá o dia em que a Terra será um paraíso e que todos os bons viverão nela.

No Espiritismo, dizem que a alma se aprimora e se santifica através de inúmeras reencarnações...Que a mesma alma pode renascer inúmeras vezes a fim de aperfeiçoar-se, até que atinja um estágio de perfeição e possa subir à um plano superior...junto das demais almas perfeitas.

O que diz a Igreja Católica sobre esse assunto eu não sei...

Mas continua a dúvida...O que será de nós após nosso último suspiro?

13 comentários:

bete p.silva disse...

Lia, espero sinceramente que você encontre suas respostas. Como não quero meter minha colher torta, deixo aqui umas sugestões de leitura que talvez possam te dar um norte: Operação Cavalo de Troia, a série toda, mas principalmente o de número três, porém, se você não ler o um e o dois, não entenderá o três.

Outro: Maravilhosa Graça, de Philip Yancey. Do mesmo autor, você mesma já citou que está precisando dele - Decepcionado com Deus, não deixe de ler este.

Mas só posso dizer uma coisa: desconfie das pessoas que alardeiam excessos de certezas. O caminho crístico sincero é o caminho da dúvida.

* O Cantinho da Lia * disse...

Obrigada pelas dicas Bete...Minha cabeça está um tanto confusa...Faz exatamente 11 anos que não vou a nenhuma igreja...
Minha prima me convernceu a ir num dos cultos dos Testemunha de Jeová...
Vamos ver ...
E vamos ver se acho esse livro que vc me indicou,"Operação Cavalo de Tróia", já tinha ouvido falar...
bjs

Zé Carlos disse...

Oi Lia, obrigadão pela sua visita... fiquei triste pela sua tristeza... por favor, VOLTE OUTRAS VEZES, e venha me dizer que vc está bem, feliz, sorridente e que a vida te premiou com coisas maravilhosas e que vc não tinha.....
Um beijo grande do Zé Carlos

bete p.silva disse...

Lia, como eu disse não quero meter minha colher torta, mas já metendo porque eu não resisto, o caso é o seguinte: se você está indecisa, insegura coisa e tal, não é o momento para frequentar os Testemunhas de Jeová. Isso porque eles tem uma postura forte de "formação de cabeça", não estou criticando, é a visão deles. Portanto, para abraçar uma seita assim tão dogmática, é preciso estar muito seguro do que se pensa, e no momento sinto que não é o seu caso. Olha, tranquilize-se quanto a frequentar ou não igrejas, eu não vou a igrejas há mais de três anos, e nunca estive tão perto de Deus. A religião é coisa de homens, Jesus Cristo nunca fundou nenhuma igreja, o mandamento dos evangelhos e única e tão somente o amor. Se você está com dúvidas, o melhor que tem a fazer é ficar só, ler muito, orar muito, assista filmes bacanas, ouça músicas, dê passeios, ouça o seu próximo. Isso é caminhar com Deus.

Anônimo disse...

Lia doce,

Anda essa cabeça, ultimamente, muito confusa!

Se me é permitido dar a minha opinião sobre o assunto, direi:

Para estar junto de Deus, não é, necessariamente, obrigatório seguir esta ou aquela confissão religiosa.

Deus ama-a a si e, se você deixar, Ele não só lhe indicará um novo caminho como lhe dará ainda a força de que você precisa para viver.

"Apoia-te em Deus em tudo o que empreenderes e Ele te mostrará como deves agir".

O nosso problema não é a falta de objectivos. O nosso problema é termos objectivos errados.

Beijinho


Renato

* O Cantinho da Lia * disse...

Zé Carlos:
Voltarei sim, certamente...e mais feliz, espero.
Bjs


Bete:
Talvez seja melhor mesmo, esperar um pouco...que eles são bem convincentes, ah isto são...Conversando 1 hr com minha prima me pareceu que ela tinha tanta certeza de tudo oque falava...e resposta pronta a cada pergunta que eu fazia...


Renato:
Vc é sempre bem-vindo meu anjinho...
e sua opinião sempre acertada...palavra que acalma e diminui a angústia...

juberd2008 disse...

Lia,

Vim ao seu blog, porque vi um comentário seu no blog do Elienai Jr., onde você falou sobre a dor da perda de uma pessoa querida. Ao chegar aqui me deparo com essas dúvidas. Concordo com a Bete com respeito aos Testemunhas de Jeová. Falo por experiência própria, pois frequentei dois anos lá, e eles são exclusivistas com respeito a salvação. Só vai te confundir mais a cabeça. Você vem de uma experiência religiosa com a Congregação Cristã, que apesar do estilo próprio deles, tem muita gente boa lá. Mas, eles também tem alguns conceitos de monopólio da salvação, ou seja desviou, pecou, se não voltar para lá, está danado. Todas as coisas que você levantou como preocupações, ou como dúvidas, de fato têm ocupado a mente humana desde sempre. Um dia Jesus passeava no Templo com seus discípulos, quando viu um homem de 40 anos, que nascera cego. Seus discípulos, vendo o interesse que Jesus já demonstrara pelo homem, perguntaram-lhe: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse assim, cego? Nem ele pecou, nem seus pais, mas para que nele se manifestem as obras de Deus—respondeu Jesus. Com esta resposta Jesus estava nos dizendo algumas coisas: 1º- Não existe uma relação carmica como meio de purificação de pecados. Por que? Porque não há ser humano que não peque; e, portanto, se aquela cegueira não viera em razão do pecado, em razão de que ela viera? Se a tese fosse a de “vidas passadas”, Jesus jamais diria que nem homem, nem seus pais jamais haviam pecado. Afinal, fosse no presente, fosse em vidas anteriores—se elas existissem, tanto o homem, como seus pais teriam pecado. 2º- Jesus não tratou do assunto. A única “viagem” mais próxima acerca da questão, em todo o Evangelho, é essa encontrada em João 9. Se esse tema fosse importante você acha que Jesus não teria tratado dele? Todavia, Ele ignora o assunto, e fala da vida no dia Chamado Hoje; e convida os humanos a acertarem-se com Deus, consigo mesmos e com o próximo no dia Chamado Hoje. 3º- Jesus disse que há certos assunto que não pertencem aos homens. Perguntado sobre quando Ele próprio “voltaria a segunda vez”, Jesus disse: Esse dia e hora, ninguém sabe: “Nem o Filho, nem os anjos; está reservado exclusivamente para meu Pai que está nos céus”. Ora, se Jesus disse que Ele mesmo, como Mestre dos Homens, não sabia, pois, saber aquilo era uma prerrogativa do Pai; por que então imaginar que todos nós teríamos que saber as coisas do céu, do inferno ou do Juízo dos Homens? 4º- O foco de Jesus é no Dia chamado Hoje. Ele não nos deu permissão para colocar ninguém no inferno. Afinal, não fora o dialogo entre Ele e o ladrão que morria ao Seu lado na Cruz, quem poderia ousar dizer que naquele mesmo dia aquele homem estaria ao lado de Jesus no Paraíso? Ninguém! Leia com calma o Novo Testamento e saiba que Deus é amor e Pai, e você é filha dele.

Desculpe por ter sido extenso.

Juber

* O Cantinho da Lia * disse...

Juber
Então quer dizer que um dirá Jesus decerá buscar os seus e devemos estar preparados pra isso...
Tomara mesmo que Deus seja muito bom e misericordioso...e acredito que é, caso contrário sobrarão poucos para subirem com ELE neste dia, pois pecar todos nós pecamos...
Mas creio eu, que há os pecados perdoáveis e os imperdoáveis...
há os que se arrependem e os que são mesmo maus de coração...
Neste caso então, muitos podem ter uma 2ª chance...

Obrigada por suas palvras...

bete p.silva disse...

Sim, Lia, eles são exaustivamentes "treinados" para ter todo tipo de resposta pronta, avalie você mesma se esse dogmatismo e esse "adestramento" vem de Deus.

Relaxa Lia. Deus é amor. Só há um pecado imperdoável: perder a esperança.Mas ainda assim acredito na infinita misericórdia divina. Deus é maior que a bíblia, saiba disso.

O Profeta disse...

Errantes sentires percorrem
Este corpo nu de calor
Queda-se a vontade ao vento
Neste deserto de verde amor

Ai este grito contido
É lava rubra em minha garganta
Pio de pássaro preso às penas
Uma reza a fugir de alma santa


Boas férias


Mágico beijo

Pelos caminhos da vida. disse...

Olá!

A única certeza que temos é a morte,além dela tudo é mistério.


uma otima tarde.


beijooo.

Cöllybry disse...

Quanto mistério fazem, e não existe nenhum,morre o corpo para voltar a renascer d novo, assim o Espiríto se vai aprimorando no resgate do passado, quantas atrocidade teremos cometido? e só em fisico se rectifica e se salda...A Eternidade é sem a matéria grosseira que nos rodeia,
é sómente energia que os olhos comuns não vêem, o medo da morte faz com que seja para a maioria um mistério, porque sabem mesmo que seja inconciênte que não reparou o passado...Na vida fisica ou em espiríto, a Lei que pervalece é a da causa e efeito o resto é do Homem...

Gostei deste Teu lindo espaço...

Beijios

Dih disse...

Obrigado pela visita.

Religião é sempre uma polêmica. Mas acho que muito ja foi dito aqui, para que vc ouça a voz do seu coração.
Abraços