18/06/2008

Páris e Helena na guerra de Tróia


Helena era a mulher mais bela do mundo, filha de Zeus e de Leda, irmã de Clitemnestra e de Castor e Polideuces. Devido à extraordinária beleza, foi raptada mocinha ainda pelo herói Teseu e levada para Atenas; foi resgatada, porém, por Castor e Polideuces, seus irmãos, pouco antes deles serem divinizados.
Tíndaro, marido de Leda e rei de Esparta, resolveu então casar a jovem. Atraídos por sua beleza, nobres pretendentes de toda a Hélade foram a Esparta pedir sua mão. A disputa se tornou acalorada e os pretendentes estavam a ponto de se matar quando um deles, Odisseu, propôs a Tíndaro que Helena escolhesse o marido; mais ainda, os pretendentes deveriam jurar que respeitariam a escolha e socorreriam o escolhido sempre que necessário.
O rei concordou, os pretendentes fizeram o juramento e Helena então escolheu
Menelau (por Riqueza e poder), irmão de Agamêmnon, rei de Argos (ou Micenas). Algum tempo depois, com a morte de Tíndaro, Menelau assumiu o trono de Esparta. Na época da querela das três deusas o casal já tinha uma filha de nove anos, Hermíone.
Algum tempo depois do julgamento, Páris (filho mais novo de Príamo, rei de Tróia), dirigiu-se a Esparta, tendo sido bem recebido por Menelau. Mas o rei teve de viajar até Creta, para participar dos funerais de Catreu, filho de Minos e Pasífae, seu avô por parte de mãe, e deixou o hóspede aos cuidados da esposa. Durante a ausência de Menelau, protegido por Afrodite (Deusa do amor), Páris seduziu Helena e raptou-a; ou, segundo outras versões, ela o acompanhou de livre e espontânea vontade, impressionada pela beleza e pela riqueza do troiano. De qualquer modo, Helena levou consigo escravas e tesouros do palácio e deixou a filha Hermíone para trás.
Quando os fugitivos chegara a Tróia, todos ficaram deslumbrados com a beleza de Helena. Príamo e Hécuba instalaram os dois amantes no palácio, onde viveram durante muitos anos como marido e mulher, até a morte de Páris.
O rapto de Helena, desencadeou a lendária guerra de
Tróia. Os chefes gregos, solidários com Menelau, organizaram uma expedição punitiva contra Tróia que originou uma guerra de sete anos de duração. Após a morte de Páris em combate, Helena casou-se com seu cunhado Deífobo, a quem atraiçoou quando da queda de Tróia, entregando-o a Menelau, que retomou-a por esposa. Juntos voltaram a Esparta, onde viveram até a morte de Menelau. Após a morte de Menelau, Helena casou-se com Aquiles e viveu nas ilhas Afortunadas.

Há outras versões...essa é a que eu mais gostei!

Obs. 1: Páris foi bem desleal com seu anfitrião, aproveitando-se de sua ausência...
Obs. 2: Helena, casou-se por poder e riqueza, cansada da monotonia, vê no belo jóvem a chance de se aventurar e se livrar da vida enfadonha...


Esse foi um pequeno resumo, pois a estória é muito longa...Tem a batalha, a Participação de Heitor, irmão de Páris, e tbém Aquiles, o guerreiro mais forte do mundo...

Numa próxima postagem, falarei sobre a participação de Kassandra...
e a novela continua....


Beijossss
Peguei algumas informações nesse blog, que aliás, achjei muito interessante...
Respeitemos os Direitos Autorais...