25/02/2011

Gaddafi? Kadafi? Qaddafi? What's the correct spelling?

Gaddafi? Kadafi? Qaddafi? What's the correct spelling?
 Kadhafi? Kadafi? Kadafi? Qual é a grafia correta?

Você diz, Gaddafi, dizemos Kadafi. Outras variações sobre o líder da Líbia são "Gathafi", "Kadafi", e "Gadafy", criando uma confusão diabólica para editores de jornais.


Crise no mundo árabe
Manifestações contra o governo se espalham em países da África e do Oriente Médio

TUNÍSIA
O estopim dessa mudança radical começou lá na Tunísia, e ficou conhecido como "Revolução do Jasmim" ...Após um desempregado ter se incendiado quando a barraca onde vendia legumes foi confiscada pela polícia. Protestos de rua, confusão, violência, mais de 200 mortes, etc...Conseguiram derrubar o ex-ditador Ben Ali.(15 de janeiro)

EGITO
O ex-presidente presidente do Egito, Hosni Mubarac governou o país há 30 anos ( aff). O povo quer reformas na constituição, democracia, entre outras coisas... A crise lá, assim como na Tunísia, teve protestos, violência e morte... Mas tbém conseguiram derrubar o ditador.

IÊMEN
Cerca de dois mil iemenitas tomaram as ruas da capital Sanaa, exigindo que Ali Abdullah Saleh deixe a presidência após mais de 30 anos no poder.

LÍBIA
O Ditador Muammar al-Gaddafi, há 42 anos no poder, recusa-se terminantemente a deixar o governo...
Caças da Força Aérea Líbia promoveram ataques contra manifestantes em Trípoli. Regime líbio fala em 300 mortos, mas vítimas podem chegar a 400.
Veja no vídeo a violência....




BAHREIN
Milhares de pessoas ocuparam a "Praça Pérola" em protesto. O fim da dinastia dos Al Khalifa (o Xeque do Bahrein se chama Hamad bin Isa al-Jalifa), a linhagem sunita que reina no Bahrein, era exigido pelos manifestantes. Existem mais de 450 presos políticos no país, muitos dos quais sofreram abusos sexuais e torturas.
O Bahrein virou palco de manifestações de protesto contra a monarquia Al Khalifa. Para os manifestantes, o ideal é adotar o regime monarquista constitucional, concedendo mais poderes ao Parlamento e ao primeiro-ministro.


Tunísia, Egito, Líbia, Iêmen, Bahrain
estão de pernas pro ar.
E o mundo do dinheiro está com medo

2 comentários:

Unknown disse...

Tem um selinho pra vc, todo especial no meu blog. vai lá buscar!!!
rsrs
beijão
http://maniasdadiva.blogspot.com/

carmen disse...

Será que não seria Khagafi???

bjs, querida