03/09/2010

"Despedida de um amigo"

Hoje, ao atender ao telefone que insistentemente exigia atenção,o meu mundo desabou…Entre soluços e lamentos, a voz do outro lado da linhame informava que o meu melhor amigo,meu companheiro de jornada, meu ombro camarada, havia sofrido um grave acidente,vindo a falecer quase que instantaneamente…

As imagens de minha juventudevieram quase que instantaneamente a minha mente…A faculdade…As bebedeiras… As conversas em volta da lareiraaté altas horas da noite…Os amores não correspondidos…As confidências ao pé do ouvido…As colas…A cumplicidade…Os sorrisos….AHHHHH… Os sorrisos….Como eram fáceis de surgir naquela época!!…Lembrei da formatura…De um novo horizonte surgindo…Das lágrimas e despedidas…E principalmente, das promessas de novos encontros…

Lembro perfeitamente de cada feiçãodo melhor amigo que já tive em toda a vida…Em seus olhos a promessa de que EU nunca seria esquecido.
E realmente, nunca fui…Perdi a conta das vezes em que ele carinhosamente me ligava quando eu estava no fundo do poço……ou das mensagens, que nunca respondi,as quais constantemente me enviava,enchendo minha caixa postal eletrônicade esperanças e promessas de um futuro melhor.Lembro que foi o seu rosto preocupado que viquando acordei de minha cirurgia para retirada do apêndice…Lembro que foi em seu ombro que choreia perda de meu amado pai…Foi em seu ouvido que derramei as lamentaçõesdo noivado desfeito…

Apesar do esforço para vasculhar minha mente, não consegui me lembrar de uma só vezem que tenha pego o telefone para ligare dizer a ele o quanto era importante para mimcontar com a sua amizade…Afinal….Afinal, eu era muito ocupado!!!EU NÃO TINHA TEMPO!!!
Não lembro de uma só vez em que me preocupeide procurar um texto edificante e enviar para ele……ou qualquer outro amigo, com o intuito detornar o seu dia melhor. EU NÃO TINHA TEMPO!!!
Não lembro de ter feito qualquer tipo de surpresa,como aparecer de repente com uma garrafa de vinhoe um coração aberto disposto a ouvir. EU NÃO TINHA TEMPO!!!
Não lembro de qualquer dia em que eu estivessedisposto a ouvir os seus problemas.EU NÃO TINHA TEMPO!!!

Acho que eu nunca sequer imagineique ele tinha problemas…Não me dignei a reparar que constantementemeu amigo passava da conta na bebida…Achava divertido o seu jeito bêbado de ser.Afinal, bêbado ou nãoele era uma ótima companhia para mim…Só agora vejo com clareza o meu egoísmo. TALVEZ…
E este talvez vai me acompanhar eternamente…Talvez se eu tivesse saído de meu pedestal egocêntricoe prestado um pouco de atenção…E despendido um pouquinho do meu sagrado tempo,meu grande amigo não teria bebido até não agüentar maise não teria jogado sua vida fora ao perder o controlede um carro que com certeza,não tinha a mínima condição de dirigir…

Aquelas mesmas mensagens que simplesmenteapaguei da secretaria eletrônica,jamais se apagarão da minha consciência.Estas indagações que inundam agora o meu sernunca mais terão resposta.A minha falta de tempo me impediu de respondê-las.Agora, lentamente, escolho uma roupa preta- digna do meu estado de espírito – e pego o telefone.Aviso o meu chefe que não irei trabalhar hoje,e quem sabe, nem amanhã nem depois….…pois irei tirar o dia para Homenagear com meu prantoa uma das pessoas que mais amei nesta vida.Ao desligar o telefone, com surpresa eu vejo,entre lágrimas e remorsos, que para isto,para acompanhar durante um dia inteiro o seu corpo sem vida…EU TIVE TEMPO!!!
Descobri que se você não toma as rédeas da tua vida…O TEMPO TE ENGOLE E TE ESCRAVIZA.Trabalho com o mesmo afinco de sempre,mas sou somente “o profissional” durante o expediente normal. Fora dele, sou um ser humano!!Nunca maisuma mensagem da minha secretaria eletrônicaFicou sem pelo menos um “oi” de retorno.Procuro constantemente encher a caixa eletrônicados meus amigos com mensagens de amizade e dias melhores. Escrevo cartões de Aniversário e de Natal,sempre lembrando as pessoasde como elas são importantes para mim…
Abraço constantemente meus irmãos e minha família,pois os laços que nos unem são eternos.Esses momentos costumam desaparecer com o tempo,e todo o cuidado é pouco.Distribuo sorrisos e abraços a todos que me rodeiam,afinal, PARA QUE GUARDÁ-LOS?
Enfim…Você achou um tempinho para ler isto….Agora, disponha de outro minuto para mostrarpara os seus amigos e familiares que você está pensando nelese que eles significam algo….E são importantes na sua vida!!!
Mostre a elas que sempre existe “um tempinho”no qual você pensa nelas….Não espere o dia em que as pessoas mais importantes de sua vida serão tiradas de vocêpara que você possa demonstrar o quanto elas significam…Faça alguém feliz hoje…O AMANHÃ PODE NÃO CHEGAR…E você terá perdido uma grande oportunidadede transmitir todo o seu carinho…Envie uma mensagem à todas as pessoas que são especiais pra você…Deixe alguém feliz…Hoje… E sempre!!! E principalmente…
SEJA FELIZ VOCÊ TAMBÉM!!

Imagem 3 amigos da net.

2 comentários:

The Fool disse...

Lia, bons dias!
Passei pra avisar que o tocador de música tá off porque a rede que usava ele foi desativada, tira ele e procura um outro pra por no seu blog, olha lá! Eu tirei o meu, estou vendo outro serviço de podcasting.
Abraços! Qualquer coisa me escreva!
S2

renato disse...

Oi, Liazinha!

É sempre tão agradável visitar-te e dar com uma "máscara" do teu blog tão linda, "quase" como tu!

Infelizmente estas tristes noticias são "o pão nosso de cada dia", o que temos todos que lamentar!

Vejo que estás em pleno e cheia de pujança, o que me agrada sobremaneira! Parabéns minha linda!

Um beijo do

Renato