22/10/2008

* Eu aprendi *

que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha; que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;
que ser gentil é mais importante do que estar certo;
que nunca se deve negar um presente a uma criança;
que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;
que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;
que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender;
que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;
que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos; que dinheiro não compra "classe";
que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;
que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;
que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa ?
que ignorar os fatos não os altera;
que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
que a maneira mais facil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu;
que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;
que ninguem é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;
que a vida é dura, mas eu sou mais ainda; que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu. que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;
que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engolí-las;

que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;
que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;
que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;
que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;
Que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.


17/10/2008

E a greve continua.....



SP: conflito entre policiais repercute no exterior



O confronto entre policiais civis e militares em São Paulo, na tarde de ontem, ganhou repercussão em pelo menos dois jornais internacionais. O tumulto, que resultou em 23 feridos, foi destaque no site britânico Times Online e no site do jornal espanhol El País.
O protesto reuniu um grupo de policiais civis, cuja categoria está em greve desde o dia 16 de setembro. A manifestação ocorreu próximo ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O tumulto teria começado quando grevistas teriam tentado furar um bloqueio da PM.
Foram enviados ao local carros do Corpo de Bombeiros, camburões da PM e da tropa de choque, que chegou a atirar bombas de gás de pimenta e lacrimogênio contra os manifestantes. Dois helicópteros e uma ambulância também foram enviados para a área.
O texto publicado pelo espanhol El País definiu o confronto como uma "autêntica batalha campal" e destacou que a manifestação é a quarta que ocorre nos últimos 30 dias. Já a reportagem do Times Online, destaca que, no ano passado, as Nações Unidas apontaram que os baixos salários da polícia brasileira encorajam a corrupção e a formação de grupos paralelos, como as milícias.
Os policiais civis reivindicam aumento salarial de 15%, o que, segundo o secretário da Casa Civil do Estado de São Paulo, Aloísio Nunes Ferreira, custaria aos cofres públicos cerca de R$ 3 bilhões. Segundo ele, a oferta máxima que o governo pretende conceder é de 6,5%. Os policiais civis devem se reunir hoje com os representantes das entidades de classe para tratar os novos rumos da greve.
Redação Terra
Tem cabimento Policia Militar contra Polícia Civil???Poderia ter havido um massacre....



Estive pesquisando o valor da remuneração do policial pelo Brasil. Penso que somente uma remuneração justa pode ser o princípio da verdadeira valorização da carreira. Se formos analisar o grau de utilidade somente pelo que é pago pelos cofres públicos, iremos ter a falsa noção que a polícia é dispensável em nossa sociedade:
O salário de um policial civil ( investigador ou escrivão) no estado de SP é mais ou menos R$ 1.729,82, já com as gratificações. Convenhamos que não é um salário digno né.
E o do professor então, nem se fale...
Antes de ontem, dia 15 - dia dos professores - houve aqui na minha cidade uma manifestação por parte dos mesmos...Motivo:
Aumento salarial para a classe dos professoeres municipais, tendo em vista que foi anunciado um aumento extravagantérrimo ao Prefeito, vice-prefeito e secretários...
"O salário do prefeito passou de R$ 7.673,88 para R$ 12 mil. Um aumento de 56%. O vice-prefeito vai receber R$ 3,8 mil. Antes o salário era R$ 1.278,88. Um reajuste de 197% ( isso mesmo, 197%). Os secretários municipais, que ganhavam R$ 1.705,16, receberão R$ 3,8 mil. Um acréscimo de quase 123%.
Anteriormente, os vereadores também tinham aprovado o aumento para os integrantes do legislativo. A partir do dia 1º de janeiro, o salário dos vereadores passará de R$ 1.590,26 para R$ 3,8 mil. Uma alta de 139%. "( fonte: TV TEM)´.
Fontes:
  1. Jean, amigo, de Presidente Venceslau, por e-mail.
  2. Tabela de vencimentos Polícia Civil:http://www.afpcesp.com.br/noticias/22.htm

15/10/2008

Uma flor, pra outra flor!

Desde os tempos antigos as flores foram usadas para homenagear pessoas especiais em ocasiões importantes. Poetas exaltam as virtudes das flores e escrevem sobre seu significado. As flores passam a ter significados sem que seja preciso o uso de palavras. Alguns significados são publicamente conhecidos, mas cada pessoa que envia ou recebe uma flor sempre acrescenta um pouco daquilo que sente no seu coração.
Mulheres geralmente adoram receber flores, pois (a maioria) são delicadas, românticas... e algumas até sonhadoras.

Flores transmitem sentimentos que existem dentro do nosso coração! Poetas e pintores buscam inspiração nas flores desde o início da humanidade. Ninguém fica indiferente a uma flor. Mensagens, pensamentos de amor, paixão, repulsa, indiferença, frieza, recusa, desprezo, insulto, são expressos através de flores. Presenteamos com flores em aniversários e comemorações especiais.
Não importa a cor que tenha nem que seja a mais bonita, uma flor escolhida com carinho tem um significado especial no coração de quem a envia ou recebe!




Algumas dicas:

Acácia amarela * Amor secreto
Azaléia branca * Romance
Camélia rosada * Grandeza da alma
Dália rosada * delicadeza
Jacinto * Mágoa
Lírio * Pureza, casamento, doçura,
inocência, majestade, pureza
Margarida * Inocência, virgindade
Orquídea * Sensualidade
Rosa * Amor em suas várias formas
Tulipa * Declaração de amor

***************



E eis a minha favorita (abaixo), caso alguém, gentilmente, queira me presentar com uma linda flor. (risos)


14/10/2008

Teu caminhar................

imagem que eu salvei de um pps pra brincar com um amigo corintiano.


Caminhos da Manhã

Que seu caminhar seja cheio de encantos
para que possas fazer de seus sonhos
algo real e palpável.

Que seu caminhar seja sem obstáculos
para que possas seguir confiante
em busca de seus ideais.

Que seu caminhar seja firme
na vontade e capacidade de conquistar
novos e velhos amigos.

Pois só os amigos agem em seu caminhar
como pequenos querubins sempre companheiros
protetores e eternos vigilantes.

Para que em seu caminhar
e também em todos os momentos de sua vida
possas ter como companheira fiel
a mais prodigiosa das conquistas.
A tua felicidade!
(anônimo)
.

09/10/2008

" Elias em casa de Lia "


Dia desses, esteve Elias a peregrinar pela Região de Avaré. Foi até minha casa fazer-me uma visitinha, pois uma viúva lá das bandas da capital havia lhe falado sobre mim.
Sentamos para tomar um chá...Ofereci-lhe um pedaço do meu "tão famoso" bolo de cenoura, e em seguida começamos a conversar.
Contei-lhe a respeito do problema de meu filho...Uma enfermidade que há muito me tirava a paz. Meu filho estava, desde o ano passado, tendo certos problemas intestinais. Médicos? Contei que já havia levado em cinco, mas que nenhum resolvera.
_Meu Senhor, ajuda-me. Sei que tens o poder de multiplicar farinha e azeite, poder de curar, de fazer milagres...até ressucitaste o filho daquela viúva, aquela de Sarepta. Então meu Senhor...Pede ao "Pai" que cure meu filho...eu já pedi muitas vezes, e estou deveras angustiada.
Tenho certeza que ele te ouvirá...
Ele respondeu-me que não fazia mais esses milagres. Que isso era coisa de tempos passados. Mas que pediria conselho ao "Pai" sobre meu problema.
Elias foi, então, ter com Jesus e com o "Pai". Depois de algum tempo, voltou e deu-me o recado de Deus.
_Vá mulher, leva agora teu filho ao hospital. Sei que já foste lá na semana passada e nada resolveu, mas ouve agora oque digo, vai...Tem lá um Dr. que foi especialmente ungido para atender-te, a ti e a teu filho...Ele te falará sobre o tratamento a ser feito, e dar-lhe-á todas as instruções de como deves agir para que teu filho seja liberto desta enfermidade.
Depois de dizer-me isto, foi para outras bandas...Na certa, ajudar alguma outra"viúva" desolada, deprimida, sei lá...que esteja precisando dele.
Despedimo-nos e agradeci-lhe os conselhos.
Então peguei meu filho, e fiz como Elias havia me aconselhado...Levei meu filho ao hospital. Lá estava um médico que eu não conhecia. Quando olhei para médico e contei o problema, ele disse-me:
_Faz assim com teu filho (instruções)...E lá fui eu e fiz, certinho oque o médico havia me dito que era pra ser feito.
E não é que em uma semana meu filho estava curado!!!!!!
Parece mentira, mas é verdade. Se o probelam era assim tão simples, porque antes, nenhum dos médicos que levei meu filho me passou tais instruções??
Na verdade, talvez seja até pra reforçar a fé, ou talvez, com algum propósito especial. Mas o fato é esse...depois de vários médicos, durante mais de um ano fazendo vários tratamentos diferentes...enfim meu filho foi curado.
Do problema, que antes parecia incurável, hoje não há nem sinal...Acabou o tratamento...sarou por completo.

Vinicius

Meu querido filho completa nesta semana seis anos de idade. Graças a Deus está muito bem de saúde. É uma criança muito ativa e inteligente. Já sabe inclusive ler ( em letras de forma). Desejo a ele tudo oque há de melhor neste mundo e muitos, muitos anos de vida.

08/10/2008

"Elias, prazer em conhecê-lo".

Um pouco mais de Elias
.
Houve um tempo na "Terra Santa" (Israel) em que o pecado reinou. Muitos foram os reis corruptos, pecadores e idólatras. Muitos deles cometeram os piores pecados. Mas teve um que foi o pior de todos...

Conta a história que reinou Acabe em Israel, Samaria, vinte e dois anos.Israel era terra Santa, seu povo adorava a Deus. Mas Acabe fez muitas coisas erradas perante os olhos de Deus. Acabe foi à terras proibidas para o povo de Deus praticar pecados. E como se não bastasse, desposou Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios. Um povo que cultuava um outro deus. Jezabel fez com que Acabe também cultuasse outro Deus, e fizesse para ele altar e templo.
Muito tempo depois Deus ordenou que o profeta Elias fosse a Israel levar-lhes a palavra. A idolatria, especialmente a adoração de Baal, já fazia parte do costume de parte do povo de Israel. O rei e a rainha desta nação, eram totalmente corruptos. Então Deus enviou Elias, o profeta, à Israel.
Neste ambiente espiritual desanimador, a voz solitária de Elias soava em oposição. Ele lançou um desafio aos falsos profetas. Uma disputa para ver quem era o Deus verdadeiro.
A competição seria simples: seriam preparados sacrifícios no altar e o deus que respondesse com fogo do céu para queimar o animal seria o vencedor. Os resultados foram inconfundíveis. Os idólatras clamaram a Baal desde a manhã até o meio da tarde, mas não houve resposta. Em contraste, Elias cavou uma valeta em volta do seu sacrifício, molhou o animal com doze baldes de água até o ponto em que a valeta ficou cheia, e então, calmamente, pediu ao Senhor que o consumisse. O fogo de Deus não somente queimou o boi, mas também as pedras do altar, a água da valeta e até a terra em volta dele. Esta demonstração dramática convenceu o povo, e os falsos profetas foram executados.
Elias disse que haveria longa seca e que os ímpios seriam, então, castigados.
Mas quando a perversa rainha Jezabel recebeu as notícias, quando ouviu que Elias havia matado todos os seus falsos profetas, ela ameaçou lhe matar. "Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi"
Elias fugiu para o deserto e se escondeu em uma caverna. Ele se sentia triste, desanimado e derrotado por não ter absolutamente ninguém ao seu lado. "E lhe veio a palavra do Senhor dizendo: _Que fazes aqui Elias?"
E Então ordenou para Elias que fosse se esconder a beira do riacho de Querite, pra lá do Jordão. E disse-lhe também que não se preocupasse, que mesmo com a seca, não morreria de fome.
Então assim se fez, e Elias bebia das águas de Querite, e os corvos traziam-lhe todos os dias pão e carne.
Mas, devido à seca o rio secou e Elias foi ter com Deus...E Deus disse-lhe que fosse à cidade de Sarepta, que uma viúva daria-lhe de comer e de beber. Sarepta era uma pequena cidade, inexpressiva, situada numa região idólatra.
Lá Elias avistou a viúva às portas da cidade catando lenha. E, então, pediu-lhe um pouco de água. E a viúva prontamente foi e deu-lhe de beber.
E então Elias pediu-lhe um pedaço de pão. Porém, ela respondeu:
"_Tão certo como vive o Senhor, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para meu filho; comê-lo-emos e morreremos.”
Elias então disse-lhe para que troxesse a farinha e o azeite e preparasse um pão para que ele comesse antes de preparar o almoço para si e para seu filho, e disse-lhe:
_ “Nem a farinha acabará na panela, nem o azeite na botija faltará, até o dia que o Senhor faça chover novamente sobre a terra.”
A viúva fez o que Elias tinha dito e, milagrosamente, a farinha e o azeite multiplicaram-se. Elias então abrigou-se em sua casa. Por muitos dias, os três tiveram o que comer.
Tempos mais tarde, o filho da viúva adoeceu e morreu. A viúva ficou deveras entristecida. Então Elias levou o menino para o quarto e deitou-se sobre ele por três vezes, e na terceira o menino abriu o olhos e voltou a respirar.
A viúva então teve certeza de que Elias era um enviado de Deus.

Post dedicado à amiga Bete.

Na imagem, Elias fala sobre a grande seca à rainha Jezabel.

P.S.:Depois de meses ouvindo isto e aquilo sobre Elias-o profeta, eu ainda não sabia muita coisa. Apenas que era muito, muito fiel a Deus, e que o "Senhor" "usava" dele constantemente em suas obras. Sabia também que tinha passado uma temporada na casa de uma certa viúva, e que quando alí estivera, farinha e azeite não deixara faltar.
Fiz algumas (poucas) pesquisas e, juntando um pouco aqui e ali, consegui resumir uma pequena parte de sua jornada, que é esta que acabaste de ler.

.

Sites de pesquisa:

http://www.4tons.com/7472.doc
http://www.estudosdabiblia.net/d56.htm
http://imagensbiblicas.wordpress.com/category/elias/
http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=8084&id_noticia=321
http://www.sermao.com.br/sermao.asp?id=406
http://ensinodominical.com.br/2007/07/19/elias-um-profeta-humilde-e-determinado-3/
http://www.circoarmado.com.br/jesusmechicoteia/elias-a-seca-e-a-viva/

03/10/2008

" O AMOR E A PAIXÃO "



DISCUSSÕES ENTRE O AMOR E A PAIXÃO

Estavam os dois conversando calorosamente a respeito da união das pessoas. Sobre as paixões da vida!O Amor, calmo e brando como só ele o é, ouvia atentamente o que a Paixão dizia:
- Me entrego de maneira plena, faço de tudo pelo outro, esqueço de mim mesma para fazer o outro feliz, e no entanto, geralmente sou deixada de lado bem cedo. O que será que acontece Amor? Você pode me explicar?Por mais que eu me esforce eu não consigo entender por que as pessoas logo deixam de mim! Eu sei que marco de alguma forma na vida dessas pessoas, mas ao mesmo tempo, me sinto tão só! Uns dizem que sou ardente, outros dizem que sou pecaminosa. Afinal, qual a diferença entre nós dois?
O Amor, com sua sabedoria e paciência apenas ouvia sem fazer uma única interrupção, até o momento em que a Paixão pediu a sua opinião.
- Bem, dizia o Amor- Em primeiro lugar, o seu erro é justamente esquecer de si mesma e se entregar de corpo e Alma. Isso machuca, cega e se tem uma visão errônea do outro.
Você faz com que o outro veja apenas a aparência momentânea, e esquece que por trás dessa pessoa, existe alguém que sente, chora e sorri também. Não percebendo o real valor da pessoa, não percebendo nada além da carne. E isso entristece as pessoas.
Pois em determinado momento descobrem que o que sentiam era uma enorme carência de si mesmas. Projetando a carência no outro, através de você Paixão. Confundindo a mente das pessoas, fazendo com que elas sofram.
- Mas não dizem que devemos ser ‘intensos’? Então, sendo Paixão como sou, obviamente sou intensa...
- Sim, mas uma intensidade que machuca não é a verdadeira intensidade. Ela deve ser intensa sempre. E não somente por um breve período.
A Paixão já um tanto desconfortável com as explicações do Amor disse:
- Então me diga: a pessoa deve amar ou se apaixonar?
- Todos devem ter uma Paixão na vida. E fazer tudo com Paixão também. Pois você Paixão, induz as pessoas a querer sempre mais e isso é bom. Aliada a mim, você consegue tocar nas pessoas facilmente. E outras vezes você abre o caminho para a minha chegada.
A pessoa deve Amar Apaixonadamente. Ou seja: Eu, o Amor – sou calmo, brando, sou ‘asas e raízes’, sou presença ou ausência – estou presente mesmo na distância ou na ausência da pessoa amada, vejo além das aparências, vejo além da carne, vejo a Alma, o verdadeiro sentir.... Enquanto você, ‘esquenta’ o coração das pessoas e por vezes consome com sua insegurança.
Então veja bem: se alguém tem um Amor Apaixonado, este é inteiro (seja por uma pessoa ou um projeto) e tudo que faz acontecer é de real valor. E quem me conhece, sabe muito bem, que antes de Amar outra pessoa, deve Amar a si mesmo primeiro. Reconhecendo-me nele mesmo. Enquanto você faz com que só veja o outro, e não a si mesmo.
Sugiro que você fique ao meu lado para que possamos juntos, encantar muitos corações.
Aceita? Disse o Amor para a Paixão.
- Bem, posso tentar. Pois percebi que você tem razão. Nas pessoas que fazem tudo com Amor e Paixão, realmente tudo flui, inclusive quando encontram a pessoa certa. Sim, continuemos então a encantar o coração das pessoas. Espero que muitos percebam isso, pois é triste a projeção no outro, e depois dizer:
- O que eu vi naquilo? É o que eu sempre ouço, depois que cessa o calor da Paixão...Dizia ela tristemente..
Algumas pessoas sofrem muito com ‘paixões’, mas com o tempo descobrem que tudo não passou de uma grande ilusão. Por vezes até uma certa ‘teimosia’ em alguém querer.Amar o outro apaixonadamente unido à razão, faz sim valer a pena. E este Amor, torna-se inesquecível e eterno!
Qual o seu jeito de Amar?
Autoria
Gênice Suavi




Este é um vídeo do filme Kama Sutra: A Tale of Love . Quem não assistiu pode achar que se trata de um filme pornô, mas não é...É uma linda estória de amor, que se passa na India. O fime é muito lindo e interessante, pois além de falar de amor e paixão, de amizade e ódio, fala dos costumes do povo indiano...Cenas lindas, paisagens maravilhosas, músicas, danças...Vale a pena.

A primeira vez que vi o filme, há muuuitos anos atrás, me apaixonei. Até perdi a conta de quantas vezes já o assisti.

Neste link: http://www.youtube.com/watch?v=gfY9Y-QLptk tem um trailer muito lindo sobre o filme, mas não deu pra postar aqui porque a incorporação foi desativada.

Quem se interessar e alugar o filme pra ver, pode ter certeza que não vai se arrepender...

.

Beijos a todos.

.

25/09/2008

AS DUAS FLORES


Imagem e poema do fotolog do meu amigo Zé Carlos


AS DUAS FLORES

São duas flores unidas,
São duas rosas nascidas
Talvez no mesmo arrebol,
.
Vivendo no mesmo galho,
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.
Unidas, bem como as penas
Das duas asas pequenas
De um passarinho do céu...
.
Como um casal de rolinhas,
Como a tribo de andorinhas
Da tarde no frouxo véu.
Unidas, bem como os prantos,
Que em parelha descem tantos
Das profundezas do olhar...
.
Como o suspiro e o desgosto,
Como as covinhas do rosto,
Como as estrelas do mar.
Unidas... Ai quem pudera
Numa eterna primavera
Viver, qual vive esta flor.
.
Juntar as rosas da vida
Na rama verde e florida,
Na verde rama do amor

Castro Alves

À você Zé Carlos, com muito carinho.

.

19/09/2008

Até Quando?


Acordo
num tenho trabalho,
procuro trabalho,
quero trabalhar

O cara me pede diploma,
num tenho diploma,
num pude estudar

E querem
que eu seja educado,
que eu ande arrumado
que eu saiba falar

Aquilo
que o mundo me pede
não é o que o mundo
me dá

Consigo emprego,
começo o emprego,
me mato de tanto ralar

Acordo bem cedo,
não tenho sossego
nem tempo pra raciocinar

Não peço arrego
mas na hora que chego
só fico no mesmo lugar

Brinquedo
que o filho me pede
num tenho dinheiro pra dar



Trecho da música "Até quando?"
de Gabriel - O pensador

16/09/2008

* VINICIUSs *



Desde a época da adolescência eu sou literalmente apaixonada pelo "poetinha".
Romântica assumida, como não apaixonaria-me por ele, que além de ter sido um dos maiores compositores do Brasil, foi também um estupendo poeta.
Fez sonetos maravilhosos e belíssimas canções. Tanto era essa minha "paixão" que dei a meu primeiro filho o nome de Vinícius.
Sabe-se que Vinicius de Morais era um boemio, e era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.
No campo musical, teve como principais parceiros
Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.
Meus sonetos preferidos são: Soneto de Fidelidade e Soneto da Separação.
Soneto da fidelidade porque sempre imaginei pra mim um amor como o descrito no poema, com tanto bem querer e amizade, e a fidelidade, que eu acho fundamental em uma relação.
Soneto da separação porque marcou uma fase muito triste da minha vida, que foi a minha separação. Uma separação sofrida, daquelas que a gente sabe que é inevitável, mas ainda com muito amor preso no coração...Separação destas que a gente tem que afogar o amor aos pouquinhos...
Deixo aqui estes dois sonetos e mais alguns, para que possam apreciá-lo, e quem sabe, assim como eu, apaixonarem-se.

Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Soneto de separação
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Soneto à Lua
Por que tens, por que tens olhos escuros
E mãos lânguidas, loucas e sem fim
Quem és, que és tu, não eu, e estás em mim
Impuro, como o bem que está nos puros?

Que paixão fez-te os lábios tão maduros
Num rosto como o teu criança assim
Quem te criou tão boa para o ruim
E tão fatal para os meus versos duros?

Fugaz, com que direito tens-me presa
A alma que por ti soluça nua
E não és Tatiana e nem Teresa:

E és tão pouco a mulher que anda na rua
Vagabunda, patética, indefesa
Ó minha branca e pequenina lua!

Soneto de devoção
Essa mulher que se arremessa, fria
E lúbrica aos meus braços, e nos seios
Me arrebata e me beija e balbucia
Versos, votos de amor e nomes feios.

Essa mulher, flor de melancolia
Que se ri dos meus pálidos receios
A única entre todas a quem dei
Os carinhos que nunca a outra daria.

Essa mulher que a cada amor proclama
A miséria e a grandeza de quem ama
E guarda a marca dos meus dentes nela.

Essa mulher é um mundo! — uma cadela
Talvez... — mas na moldura de uma cama
Nunca mulher nenhuma foi tão bela!

Soneto do Amor Total
Amo-te tanto, meu amor ... não cante
O humano coração com mais verdade ...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.
E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude



Menina que passa
versão original da música
"Garota de Ipanema"

Vinha cansado de tudo
De tantos caminhos
Tão sem poesia
Tão sem passarinhos
Com medo da vida
Com medo de amar

Quando na tarde vazia
Tão linda no espaço
Eu vi a menina
Que vinha num passo
Cheio de balanço
Caminho do mar

13/09/2008

O ANALFABETO POLÍTICO

O ANALFABETO POLÍTICO
O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
Nem participa dos acontecimentos
políticos.
Ele não sabe o custo da vida,
O preço do feijão, do peixe, da farinha,
Do aluguel, do sapato e do remédio
Dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
É tão burro que se orgulha
E estufa o peito dizendo
Que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
Nasce a prostituta, o menor abandonado,
E o pior de todos os bandidos,
Que é o político vigarista,
Pilantra, corrupto e lacaio
Das empresas nacionais e
multinacionais.
Bertold Brecht

11/09/2008

A história de Liz




A história de Liz

Liz nasceu no ano de 1979, numa cidadezinha do interior de SP chamada Avaré (aproximadamente 250 km). Seu lar era uma casinha humilde na colônia de uma fazenda. Seu pai nesta época era empregado rural.
Mas não se demoraram muito por ali. Aliás, nunca se demoravam em lugar nenhum mesmo...Viviam mudando de sítio em sítio, de fazenda em fazenda. Até me lembro de alguns nomes: Fazenda Santa Rita de Cássia (Liz fez a primeira série numa escolinha da zona rural da cidade de Cerqueira César, de uma única sala com 1ª, 2ª e 3ª séries), Fazenda Caracol (Manduri), Fazendinha (Cerqueira César), mais vários outros lugares que não me recordo o nome de cabeça. Seu pai trabalhava sempre como peão, lavrador, retireiro, caseiro, etc...
Quando Liz completou 9 anos de idade acabaram-se as peregrinações e a família se estabeleceu num povoado chamado Barra Grande. Lugarzinho feio, com duas ruas horizontais e três verticais. Ali permaneceram, e ali se encontra até hoje parte da família.
Sua infância foi um tanto triste... É claro que tinha momentos felizes, mas muitos momentos tristes. Apesar de nunca ter faltado o alimento em sua casa, Liz era triste. Seu pai era alcoólatra, e isso causava um grande sofrimento à sua família.
Por diversas vezes quando o pai estava bêbado, à noite quando os irmãozinhos dormiam, Liz ouvia os gemidos de sua mãe a apanhar (apesar de se esforçar ao máximo para não fazer barulho).
Certa noite, quando tinha sete pra oito anos, avistou atrás do guarda roupa uma garrafa de cachaça...Na mesma hora correu em direção de sua mãe e disse-lhe:
_ Mãe, tem uma garrafa de cachaça escondida atrás do guarda-roupa.
A mãe então correu e pegou a garrafa...Neste momento chegou o pai...
_ Zé, você tinha me prometido que tinha parado de beber, você jurou...Eu vou jogar esta porcaria fora.
Mas o pai pegou dela a garrafa dizendo e sorrindo (sorriso de quem mente, pois existem pessoas que se entregam facilmente quando sorriem):
_ Esta cachaça não é minha, é do Jorge (o vizinho que morava na chácara ao lado).
E tomando a garrafa das mãos da esposa, levou-a consigo.
A noite que se seguiu foi uma das piores noites da vida de Liz. Por volta das 7 horas da noite chegou o Sr Jorge (que não era o dono da bebida), e sentou, pondo-se a conversar com o Sr. Zé. Ele estava lá porque haviam matado porcos neste dia, e ele vinha pra ajudar e aproveitar pra ficar de papo comendo aperitivos.
Então os dois senhores puseram-se a comer e a beber a (maldita) cachaça. A bebida fazia com que o Sr. Zé perdesse completamente o sentido das coisas...Ele começava a ver coisas e a ficar violento e, neste dia, não foi diferente. Começou a brigar com todos, a quebrar tudo dentro de casa e a dizer que ia matar a família. Era sempre assim. A atitude se repetia a cada “porre”. Mas neste dia foi pior, pois não tinha dado tempo de esconderem as facas da casa. Então o Pai de Liz bêbado e se dizendo possuído, pegou a faca dizendo que acabaria com a vida de sua família. O Sr Jorge, apesar de estar alto pelo consumo do álcool, era controlado. Segurando o Sr. Zé, disse para que a mãe de Liz fugisse com os filhos.
Mas como fugir com os três filhos à noite, de um sítio, no meio do nada, e com uma chuva terrível a cair...
E lá se foram a mãe, Liz e o irmão caçula, a correr pela chuva por entre o canavial. Tomando chuva, o medo a aterrorizar-lhes e as formigas a morderem-lhes o corpo, quando paravam pra descansar. Essa caminhada durou muito tempo, pois paravam a todo momento preocupados com o filho do meio que havia ficado dormindo num dos quartos, trancado a chaves. A mãe não sabia se prosseguia em busca de ajuda ou se voltava e buscava o filho. Mas como ela poderia carregar um filho de seis anos que estava dormindo, enquanto ela tinha que carregar o menorzinho de três.
Foram parar no sitio vizinho, na casa de Jorge (sua esposa havia ficado em casa), e lá ficaram. Por sorte pediu ajuda a um outro morador deste mesmo sítio, o qual foi prontamente resolver a situação.
O bendito vizinho do Sr. Jorge foi até a casa de Liz, e trouxe consigo o irmãozinho do meio, ainda dormindo feito um anjinho. Sr. Jorge houvera conseguido segurar o Sr José até que sua loucura houvesse cessado por completo.
No outro dia, quando a família voltou pra casa, encontraram muitas coisas quebradas, mas o Sr José não estava por lá. Estava trabalhando.
E foi assim que, quando o Sr José voltou pra casa, agindo como se nada tivesse acontecido, a família superou mais uma vez o acontecido, e a esposa desculpando o marido, que jurava que nunca mais voltaria a beber.
Ele sempre dizia: _ Quero que um raio me caia sobre a cabeça se mais uma vez na vida colocar uma gota de álcool na boca.
Mas, não foi bem isso que aconteceu, e assim, após esse triste episódio, muitos outros se sucederam.

A história continua (talvez)...

Se quiserem, podem trocar o z por a.
.

03/09/2008

* Sonhar *


Sonhar
é por um momento
navegar o pensamento
nas ondas sonoras da
imaginação



Sonhar
é transpor-se ao inacessível
apalpar o invisível
aplainar o caminho,
fulminar a
solidão


Sonhar
é voar rumo ao espaço sideral
viver um mundo irreal
composto de pura
ilusão


Sonhar
é atirar-se nas aventuras
romper normas e estruturas
e submeter-se aos desígnios do
coração.



" O sonho é tão íntimo que ninguém é capaz de destruí-lo "

Autor : Antonio Dirceu Borelli

30/08/2008

Fulano x Voto Nulo (ou branco)

Política, política... Argh...

A coisa ta feia...
é candidato fazendo festinha, fazendo churrasco,
prometendo isso e aquilo...
Aqui é assim, quem paga mais pode mais...
Até quando vai ser assim???

_Fulano de tal vai dar uma cadeira de rodas pra não sei quem...
é bom, vou votar nele.
_Dr. Fulano de tal tá dando consulta de graça na clínica dele,
vou votar nele.
_Fulano de tal vai dar aí, uns 1000 tijolinhos pra eu fazer meu murinho...
vou votar nele.

Minha vovozinha vai votar num cara porque ele teve intenção ( nem chegou a concluir) de levar ela até uma outra cidade, a fim de consultar-se com um médico(especialista que não temos em nossa cidade)...
Aí eu vou e digo:
_Vó, pelo amor de Deus...(!)
Ele teve 8 anos( isso mesmo, reeleito, sabe como é, muitos parentes...)pra fazer alguma coisa pelo nosso bairro e não fez nada...a única coisa que fez foi doar camisas ao time de futebol (*os filhos dele devem adorar futebol)...Vó, abre o olho....
No que ela me responde:
_Sabe que você está certa...é verdade né...

A verdade é que estamos meio(muito) sem opção...
Aqui é candidatura impugnada às vesperas da eleição...é prefeito sendo afastado por improbidade administrativa...


*Entende-se por ato de improbidade má qualidade, imoralidade, malícia. Juridicamente, lega-se ao sentido de desonestidade, má fama, incorreção, má conduta, má índole, mau caráter.

Vou seguir seus critérios Rubinho.

Critérios para escolher meu candidato

+ Critérios para escolher candidato

O povo precisa acordadar...
e perceber que aquela gentileza toda, aquele carisma, aquela simpatia exagerada que só vemos na época das eleições é pura falsidade...
Depois eles somem...Você nunca mais vê...

Então, quem vê cara não vê coração...


"Veja as propostas, a idoneidade, e o passado do Candidato."

19/08/2008

* DO AMOROSO ESQUECIMENTO *


DO AMOROSO ESQUECIMENTO
Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?




DA DISCRIÇÃO
Não te abras com teu amigo
Que ele um outro amigo tem.
E o amigo do teu amigo
Possui amigos também..




POEMINHA DO CONTRA
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!



DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!


DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!


DOS MILAGRES
O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo...
Nem mudar água pura em vinho tinto...
Milagre é acreditarem nisso tudo!



DA OBSERVAÇÃO

Não te irrites, por mais que te fizerem..

Estuda, a frio, o coração alheio.

Farás, assim, do mal que eles te querem,

Teu mais amável e sutil recreio…


Trova

Coração que bate-bate..

Antes deixes de bater!

Só num relógio é que as horas

Vão passando sem sofrer.




Poema Transitório

(...) é preciso partir

é preciso chegar

é preciso partir é preciso chegar...

Ah, como esta vida é urgente!



Não faças da tua vida um rascunho.

Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.




Amar:
Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados
desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada
nasceram sussurros e palavras
mudas que te dediquei...




Mário Quintana
Mário Quintana, poeta gaúcho nascido em Alegrete, em 30 de julho de 1906, e morreu em 5 de maio de 1994, em Porto Alegre. Trabalhou em vários jornais gaúchos. Traduziu Proust, Conrad, Balzac, e outros autores de importância. Em 1940, lançou a Rua dos Cataventos, seu Primeiro livro de poesias.

Como é grande o meu amor por você...Kailane

Dia desses eu estava dando banho em minha filhinha e ela começou a cantar uma canção que, até então, eu não dava muita importância...Ela tem três anos em meio...
E eu achei tão lindo...Fiquei comovida mesmo...Começou assim:
Nunca se esqueça, nenhum segundo,
que eu tenho amor, maior do mundo...
Como é grande o meu amor por você...
E ela, apesar da vozinha roca, sabia a música inteirinha...

Então perguntei quem havia ensinado a música pra ela...
e ela me respondeu que foi a tia da escolinha...
Essa música é linda realmente...Mas parece que na voz de uma criança fica mágica...

Deixo-a aqui como homenagem à minha bonequinha Kailane...



Como é grande o meu amor por você

Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande
o meu amor
por você
E não há nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande
o meu amor
por você
Nem mesmo o céu
nem as estrelas
Nem mesmo o mar
e o infinito
Não é maior
que o meu amor
nem mais bonito
Me desespero
A procurar
Alguma forma
de lhe falar
Como é grande
o meu amor
por você
Nunca se esqueça
nem um segundo
Que eu tenho o amor
maior do mundo
Como é grande
o meu amor
por você

Roberto Carlos